Semae vai estabelecer metas para reduzir perdas de água de 54% para 25% em 10 anos
Foi aberto o edital 005/2025 para contratação de empresa especializada na elaboração da Revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público
A Prefeitura de Piracicaba e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) avançam nas ações para aprimorar o abastecimento de água no município. Foi aberto o edital 005/2025 para contratação de empresa especializada na elaboração da Revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público.
O investimento previsto é de R$ 859.763,94, e a sessão de abertura das propostas está marcada para 29 de setembro, às 9 horas. O edital completo pode ser consultado nos portais semaepiracicaba.sp.gov.br, bnc.org.br e gov.br/pncp.
Esta revisão ocorre após 11 anos desde a última atualização do plano, realizada em 2014. Até então, o Semae não contava com essa ação estratégica em seu planejamento. O projeto será financiado com recursos do Comitê PCJ e Fehidro, com contrapartida da autarquia municipal.
Piracicaba conta hoje com 26 setores de distribuição de água e, conforme explica o presidente do Semae, Ronald Pereira, o principal objetivo da revisão é definir ações e investimentos que permitam reduzir as perdas atuais de água, que chegam a 54%, para uma meta de 25% em até dez anos. “Esse controle é fundamental para o planejamento financeiro do Semae, influenciando diretamente nas receitas e despesas”, afirma.
O novo plano prevê modernização na setorização da rede, implantação ou melhoria da macromedição, gerenciamento de pressão, pesquisas de vazamentos, diagnóstico dos hidrômetros e tubulações, levantamento das perdas financeiras e definição dos investimentos necessários. Também serão avaliadas as condições das unidades operacionais como ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETLs (Estações de Tratamento de Lodo) e estações elevatórias.
“A administração do prefeito Helinho Zanatta já vem implementando obras para melhorar a setorização e reduzir perdas. Com a contratação deste plano estratégico, o Semae poderá intensificar essas ações com investimentos mais robustos e planejados para garantir eficiência no abastecimento à população”, concluiu Ronald Pereira.
Que desenrole sem lero lero