Semana Luiz de Queiroz promove encontros e homenagens, de 6 a 11 de outubro
No dia 9, Secretaria Estadual de Agricultura transfere o Gabinete para a Esalq em ato simbólico
De 6 a 11 de outubro de 2025, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq) realizam a 68ª edição da tradicional Semana Luiz de Queiroz. Instituída por lei estadual em 1957, hoje a semana está consolidada como um dos principais marcos acadêmicos e institucionais da Universidade de São Paulo, com programação que reúne atividades técnicas, culturais e comemorativas, abertas à comunidade universitária e ao público em geral.
Entre os destaques está o encontro do BR SOFA Research Group, no dia 7, com debates sobre custos ocultos e preços de alimentos, sob coordenação da professora Sílvia Miranda, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq
No dia 9, a Esalq sediará três atos solenes na Sala do Centenário: a transferência simbólica do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; a sessão de reconhecimento e homenagens a iniciativas acadêmicas, entidades parceiras e personalidades; e a reunião do Conselho Consultivo da Esalq/USP, que apresentará avanços do Plano Estratégico da instituição.
As homenagens incluem os programas de pós-graduação que completam aniversários marcantes, como Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, Solos e Nutrição de Plantas (55 anos), Economia Aplicada (35 anos) e Engenharia de Sistemas Agrícolas (15 anos), além dos 30 anos do Programa de Licenciatura em Ciências Agrárias. Também serão lembrados os 20 anos do primeiro programa de dupla-diplomação Brasil–França em Engenharia Agronômica e da criação da Casa do Produtor Rural.
No mesmo ato, instituições e personalidades serão homenageadas, como a a Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (40 anos) e o Instituto de Zootecnia da Apta (120 anos). A programação reconhecerá ainda a pesquisadora Mariangela Hungria, vencedora do World Food Prize 2024, considerado o “Nobel da Alimentação”.
O encerramento da Semana acontece no dia 11, com a tradicional confraternização da Adealq, que reunirá ex-alunos em sessão solene e ato de confraternização, celebrando o Jubileu de Ouro da turma de 1975 e o Jubileu de Prata da turma de 2000.