Serão desativados 95 parquímetros da Zona Azul em Piracicaba
Compra de tíquetes poderá ser feita por aplicativo, site e pontos de venda credenciados
Serão desativados 95 parquímetros da área da Zona Azul em Piracicaba, a partir de sábado (27), o que corresponde a 50% da estrutura instalada. Atualmente, a cidade conta com 190 equipamentos em operação e 86% dos pagamentos são feitos por meio digital, segundo um estudo realizado pela empresa Piracicaba Digital, responsável pela operação dos equipamentos.
Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes do município, a definição das unidades a serem desativadas levou em consideração a quantidade de ativações (frequência de uso) por equipamento e o crescimento contínuo da adesão aos meios digitais.
Para o secretário de Segurança Pública, Odair Melo, a iniciativa também alia modernização e melhoria do espaço urbano. “A desativação gradual dos parquímetros físicos acompanha a mudança no comportamento dos usuários e faz parte do processo de modernização do sistema de estacionamento rotativo em Piracicaba. Com a ampla adesão aos meios digitais, conseguimos oferecer mais praticidade à população, ao mesmo tempo em que melhoramos a mobilidade urbana e reduzimos obstáculos nas calçadas”, destacou.
Com a desativação, os equipamentos permanecerão instalados temporariamente, porém inoperantes, e vão receber tampas protetoras e adesivos informativos que orientarão os usuários sobre as formas de pagamento digitais disponíveis. Nos adesivos, constará um QR Code que direciona para a compra do tíquete via Pix pelo site piracicabadigital.com.br, além da possibilidade de inserção da placa do veículo e da localização por georreferenciamento no aplicativo Zona Azul Piracicaba, disponível para sistemas Android e iOS. Por esses mesmos meios digitais, também será possível consultar os pontos de venda credenciados mais próximos e os parquímetros que ainda estarão em funcionamento.
A remoção física definitiva dos parquímetros desativados será realizada a partir de 2026. O cronograma prevê a retirada de cerca de 10 equipamentos por semana, até a conclusão total do processo.



