Serviço de transporte e tratamento de lodo nas ETAs municipais é homologado
Empresa vai coletar, transportar e dar destinação correta a cerca de 4,5 mil toneladas/ano de material; serviço otimiza abastecimento de água no município
O Semae Piracicaba homologou nesta sexta-feira (15) a contratação da empresa Alcici Gerenciamento Coleta e Transportes de Resíduos LTDA pelo valor de R$ 3.150.168,71, para prestação de serviços de coleta, transporte e destinação final de lodo seco gerado nas Estações de Tratamento de Lodo (ETL) das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Capim Fino, Luiz de Queiroz e Anhumas, incluindo o monitoramento e gerenciamento online dos serviços prestados.
O prazo de vigência da contratação é de 12 meses contados da data de assinatura do contrato e a previsão é para remoção de cerca de 4,5 mil toneladas de lodo por ano.
De acordo com o edital 22/2025, o transporte e devida destinação do lodo atende aos critérios dos órgãos fiscalizadores e à política de sustentabilidade ambiental, além de atender as premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), assim como as legislações pertinentes no âmbito estadual e municipal, de modo que a destinação/disposição final seja ambientalmente adequada.
O presidente do Semae, Ronald Pereira, lembra que em janeiro deste ano a atual gestão encontrou um grave problema ligado à destinação do lodo das ETAs da cidade, o que causava colapso no sistema de abastecimento de água.
“A partir deste diagnóstico, estamos fazendo melhorias e trabalhando para minimizar os impactos desta situação no abastecimento direto à população. Este novo serviço vai garantir a eficiência no abastecimento da população, bem como manter a sustentabilidade ambiental, além de respeitar as leis vigentes”, disse o presidente do Semae.