Setorização da rede de água garante melhoria no sistema de abastecimento
Já foram instalados 250 novos equipamentos; ação faz parte do Plano de Redução de Perdas D´água da autarquia
Obras de Setorização da rede vão beneficiar, inicialmente, mais de 100 mil pessoas na região Norte da cidade
A Prefeitura e o Semae de Piracicaba seguem com as obras de setorização da rede de água da cidade, que vai instalar 1.000 novos registros de pressão na rede, substituição de registros de manobra antigos e instalação de VRPs (Válvula Reguladora de Pressão), com investimento de R$ 9 milhões. Até esta terça-feira (21), já foram instalados 250 equipamentos, concluindo exatos 25% do serviço. A ação faz parte do Plano de Redução de Perdas D´água da autarquia.
A criação de novos setores permite dividir a rede de abastecimento em zonas menores e monitorar o consumo e as perdas de maneira mais eficaz, facilitando a detecção de anomalias e permitindo intervenções rápidas. “Nosso foco principal, neste momento, é a região Norte, que precisa urgentemente dessa melhoria. Estamos falando de cerca de 100 bairros e mais de 100 mil pessoas beneficiadas somente nesta área. É importante destacar que também estamos atuando em outras regiões da cidade, assim, melhorando a distribuição e o abastecimento de forma mais pró-ativa em toda a cidade”, destacou o presidente do Semae, Ronald Pereira.
De acordo com o departamento de Obras do Semae, os 250 equipamentos já instalados beneficiam os bairros Artemis, Lago Azul, Santa Teresinha, Mário Dedini, Vila Industrial, Vila Rezende, Vila Sônia, Nova Piracicaba e adjacências. “É um trabalho que precisa ser dinâmico e ágil, uma vez que a cada instalação é necessário interromper o abastecimento temporariamente. Neste sentido, fazemos uma rotatividade nos bairros para que uma mesma região não fique com problemas no abastecimento por dias consecutivos, então, pedimos apoio e colaboração da população em possíveis transtornos causados por estas obras bem como na economia de água durante a realização destas intervenções”, completou Ronald Pereira.
O presidente do Semae esclareceu, também, como o novo sistema beneficiará a população. “É algo simples de se entender. Se tivermos um vazamento na avenida Cruzeiro do Sul, hoje, a interrupção acontece praticamente no bairro Nova Piracicaba inteiro. Com a setorização, será possível, minimizar o impacto deste serviço para apenas duas ou três ruas próximas ao local. Desta forma, menos piracicabanos ficam sem água temporariamente devido à manutenção na rede”, concluiu.
ORIENTAÇÃO – Devido ao grande número de registros ainda a serem implantados na cidade, o Semae Piracicaba tem publicado antecipadamente em seu site (semaepiracicaba.sp.gov.br) e em suas redes sociais (@semaepiracicaba) as datas e os locais que receberão as obras, bem como quais regiões da cidade podem ser afetadas em decorrência dos serviços.
Além disso, tem disponível os seguintes canais de atendimento à população: WhatsApp 24h: (19) 3403-9608; Central 24h: 0800 772 9611; Disque 115 (somente telefone fixo); e AgênciaWeb: agenciaweb.semaepiracicaba.sp.gov.br.
PROGRAMAÇÃO – Para os próximos dias, sempre das 9h às 16h, as obras passarão pelos seguintes bairros e adjacências: Água Branca e Jardim Oriente, quarta-feira, dia 22/10; Ary Coelho, quinta-feira, dia 23/10; Campestre Costa Rica e Monjolinho, sexta-feira, dia 24/10. Esta programação de serviços está sujeita a suspensão ou alterações em caso de chuvas, tempestades e operações emergenciais.
O Semae pede a compreensão dos moradores neste período e recomenda a economia de água para aqueles que possuem reservação e assim manter o abastecimento interno até a normalização da rede.