Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos afirma agir com cautela diante do tarifaço
Estratégias são adotadas para garantir empregabilidade
Wagner da Silveira, o Juca, presidente do sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região - Foto de Alexandre Novaes
Desde o anúncio do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região está mobilizada para estruturar ações que zelam pelo emprego.
Segundo o sindicato, a cidade de Piracicaba conta com cerca de 30 mil trabalhadores metalúrgicos, que movimentam toda a economia. Sendo assim, qualquer medida adotada é sinal de alerta para os dirigentes sindicais, e com o anúncio do tarifaço, no início do mês de julho, não poderia ser diferente.
Segundo o presidente do sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira, o Juca, a agenda de reuniões com empresários, trabalhadores e lideranças da cidade estão intensas “O momento é de muita cautela. Precisamos entender o momento, mas, para isso, a nossa decisão é ouvir todos os lados para adotar medidas que tenham como prioridade o trabalhador. O Sindicato é aberto e tem espaço para dialogar junto com as empresas do setor”.
Nesta semana, Juca integrou a comitiva que se dirigiu a Brasília para uma reunião com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, onde foram apresentados os possíveis reflexos do tarifaço na cidade, referência na produção e exportação de produtos para os Estados Unidos. A reunião foi intermediada pela deputada estadual, a Professora. Bebel, e pelo prefeito Helinho Zanatta, em um grupo formado por empresários e lideranças locais.
Para Juca, o encontro foi produtivo “Conseguimos apresentar ao vice-presidente Alckmin, os possíveis reflexos do tarifaço para nossa cidade e região. E a diretoria do nosso Sindicato segue com a agenda de reuniões junto com as empresas, ouvindo cada uma que pode ser impactada pela medida”.
Juca ainda ressalta, “O que buscamos é o bem do trabalhador. Queremos uma Piracicaba e toda a região em pleno desenvolvimento, que cresça em produção e oportunidades de trabalho. Então, seguimos nosso compromisso estruturando ações assertivas e com alta responsabilidade para não comprometer o negócio das empresas, e com isso, respingar no que temos o maior zelo, o principal capital de uma empresa, o trabalhador”.
Na próxima semana, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos terá novas reuniões com empresários do setor, especialistas e seu corpo jurídico.