Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Weber, Coleridge-Taylor e Dvořák
Maestro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Helder Trefzger, estará à frente da OSP pela segunda vez
Helder Trefzger - Foto Delpuppo Fotografia
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) segue com as apresentações da Temporada 2025, nos dias 7 e 8 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 19h30. Maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Helder Trefzger será o regente convidado e estará com a OSP pela segunda vez. O repertório reúne obras dos compositores Carl Maria von Weber, Samuel Coleridge-Taylor e Antonín Dvořák.
O concerto será iniciado com a abertura da ópera “Oberon”, do alemão Carl Maria von Weber (1786-1826). Weber recebeu a encomenda de escrever essa ópera quando já estava doente. O compositor morreu menos de dois meses após a estreia da obra, em Londres.
Na sequência, será apresentada a obra “Ballada”, do britânico Samuel Coleridge-Taylor (1875-1912). Filho de pai de Serra Leoa (África) e mãe britânica, Coleridge-Taylor estudou no Royal College of Music e tornou-se regente em Londres. Foi um dos primeiros grandes compositores clássicos negros.
O encerramento traz à tona a “Sinfonia No. 8 em Sol Maior, Op. 88”, do tcheco Antonín Dvořák (1841-1904). A obra estreou em fevereiro de 1890, em Praga, com sucesso imediato. A Sinfonia no 8 (assim como a no 9) é uma das mais executadas desse compositor e, até hoje, faz muito sucesso pelo seu impacto e pelo marcante Finale.
Regente titular e diretor artístico da OSP, Knut Andreas destaca características do concerto. “A OSP apresentará o grande romantismo musical, inclusive, com uma belíssima obra de Samuel Coleridge-Taylor, um dos primeiros compositores negros na história da música erudita, cujas obras são verdadeiras descobertas, ricas de expressões musicais”, afirma.
A Temporada 2025 da OSP é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, via Secretaria Municipal de Cultura. Os patrocínios são da Caterpillar (Safira); Hyundai e Drogal (Rubi); Phinia (Turquesa); Savegnago e Glovis (Topázio); e Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower (Jade).
Há ainda o apoio da Marrucci e Café Morro Grande, parceria com a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e o apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, rádio Jovem Pan FM e rádio Educativa FM.
Regente convidado
Helder Trefzger é maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. É mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e Bacharel em Música – Regência. Atuou como maestro convidado em diversas orquestras brasileiras e internacionais, incluindo apresentações em Portugal, Itália, México, Polônia e América do Sul. Ele estará com a OSP pela segunda vez, já que regeu um concerto em 2023, também como convidado.
Ingressos e acessibilidade
Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e estão disponíveis no site Mega Bilheteria (megabilheria.com). Aceita Vale Cultura. Haverá distribuição gratuita de 140 ingressos por sessão (para pessoas de baixa renda, estudantes e idosos), uma hora antes, conforme disponibilidade.
A apresentação de sábado contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ampliando ainda mais a acessibilidade dos concertos, a OSP disponibilizará na entrada programas confeccionados em braile.
Orquestra Sinfônica de Piracicaba - Studio Nanah D´Luize
SERVIÇO
Mais informações sobre a Orquestra Sinfônica de Piracicaba podem ser obtidas nas redes sociais Instagram e Facebook: @sinfonicapiracicaba




