Sinfônica de Piracicaba presta homenagem ao maestro Ernst Mahle
A regência é do maestro titular e diretor artístico Knut Andreas, com participação do percussionista Rafael Peregrino
A Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) será marcada por uma homenagem especial ao maestro Ernst Mahle (foto acima), que morreu em maio deste ano, aos 96 anos. Em meio às celebrações pelos 125 anos de fundação do conjunto musical, dois concertos comemorativos e a gravação de um álbum musical inédito com obras do compositor reverenciam sua contribuição à música brasileira.
As apresentações ocorrem no dia 16 de agosto, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba, e no dia 17 de agosto, às 19 horas, no Teatro Estadual de Araras.
A regência é do maestro titular e diretor artístico Knut Andreas, com participação do percussionista Rafael Peregrino como solista no “Concerto para Marimba e Orquestra”, obra de 2016 que teve sua estreia mundial pela Orquestra Sinfônica da Unicamp.
O repertório destaca também composições emblemáticas de Mahle em torno do regionalismo brasileiro: a abertura da ópera “O Garatuja”, de 2005, baseada em romance de José de Alencar; e a “Sinfonia Nordestina”, escrita em 1976 e que chegou a ser executada por Camargo Guarnieri na Orquestra de Cordas da USP (Universidade de São Paulo). A OSP interpreta ainda “Suite para Conjunto de Metais”, de 2018.
Nascido em Stuttgart, na Alemanha, em 1929, Mahle emigrou com a família para o Brasil em 1951, como consequência da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial. Antes de chegar ao país, ele foi com a família para uma ocupação francesa na Áustria. No ano de 1953, ele fundou, ao lado da esposa, Maria Aparecida, a Cidinha, a Escola de Música de Piracicaba (Empem), onde atuou como diretor por décadas. Entre suas mais de 2.000 composições figuram obras para todos os instrumentos de orquestra, música de câmera para as mais variadas combinações, concertinos e concertos, além de obras para canto, coro, orquestras de câmara e sinfônica, ballet e quatro óperas.
“O legado de Mahle vai muito além da criação musical — ele fundou uma instituição musical de respeito em todo o país e colaborou para que Piracicaba se tornasse referência na música erudita. Os músicos por ele formados construíram carreiras sólidas no Brasil e no exterior. Ele é uma das figuras mais importantes ligadas à pedagogia musical no Brasil, bem como um dos mais prolíficos e importantes compositores do Brasil nos séculos 20 e 21”, destaca o maestro Knut Andreas.
O maestro alemão Knut Andreas - foto Nanah DLuize
Segundo o diretor artístico associado da OSP e ex-aluno de Mahle, André Micheletti, homenagear o maestro é reconhecer sua contribuição para a formação artística e cultural do país. “Suas composições carregam uma brasilidade autêntica, mesmo com sua formação europeia. Mahle era um apaixonado pelo Brasil e dedicou anos de sua vida a pesquisar o nosso folclore”, afirma.
GRAVAÇÃO - A gravação do CD será realizada por Uli Schneider, um dos maiores engenheiros de som e produtores musicais, que regularmente grava discos da Osesp e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Schneider também foi o responsável pela captação da primeira obra da OSP, em 2024: “Concerto Místico para Cello e Orquestra”, composição do paulista Alexandre Guerra e executada pelo piracicabano André Micheletti, que recebeu no ano de 2025 a indicação ao 32º Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, na categoria “Lançamento Erudito”.
O lançamento do primeiro álbum com obras de Ernst Mahle está previsto para o último trimestre de 2025 e integrará o acervo fonográfico da OSP, contribuindo para a preservação e difusão da obra de Mahle, lembra o maestro Knut Andreas. Serão produzidos 500 CDs e a gravação estará disponível ainda nas plataformas online como Spotify e Apple Play. “É uma forma concreta de preservar e difundir o legado de Ernst Mahle, garantindo que sua música continue a inspirar novas gerações de músicos e ouvintes”, diz o maestro.
A gravação e o lançamento de álbum musical inédito são realizados com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Já os concertos da Temporada 2025 da OSP ocorrem via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, com o patrocínio rubi da Hyundai e Drogal, o patrocínio turquesa da Phinia, o patrocínio topázio do Savegnago e o patrocínio jade da Padaria do Vovô e Monte Sul.
São parceiros a Secretaria de Cultura, Prefeitura de Piracicaba e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, com apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, Jovem Pan FM e Educativa FM. Em Araras, o evento é realizado com gestão e produção da APAA e correalização do município.
SERVIÇO - Concertos em homenagem ao maestro Ernst Mahle. Em Araras: 17 de agosto (domingo), às 19h, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo (av. Dona Renata, 4901, Centro). Entrada gratuita (retirada antecipada na plataforma Sympla). Em Piracicaba: 16 de agosto (sábado), às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Ingressos gratuitos no megabilheteria.com.