Sobre o trânsito caótico na SP 304, de Piracicaba a São Pedro
Durante a execução das obras, serão implementados desvios para garantir a fluidez do trânsito e minimizar impactos na rotina dos motoristas
As dificuldades para o tráfego de veículos na rodovia SP-304 (Piracicaba/São Pedro), nas proximidades dos bairros Vila Industrial e Santa Terezinha, devido às obras da concessionária Eixo, não devem ser resolvidas com a facilidade esperada pelos seus usuários. A própria concessionária respondeu que trabalha para minimizar o problema, porque não há uma solução fácil. À imprensa, foi explicado o seguinte:
“A Eixo SP Concessionária de Rodovias conta com a compreensão e colaboração de todos os motoristas e usuários da SP 304 - Rodovia Luiz de Queiroz durante o período de construção dos viadutos no km 169 e no km 171. As medidas temporárias adotadas têm como objetivo principal preservar a segurança de todos e assegurar que a construção dos dispositivos seja concluída dentro do prazo previsto. A concessionária está empenhada em minimizar ao máximo os impactos causados e garantir que, ao término das obras, o resultado ofereça melhorias significativas e permanentes na mobilidade e na segurança de todos os que utilizam o trecho.”
Consultada sobre o assunto, a prefeitura conversou com os especialistas da concessionária e trouxe informações sobre sua área de atuação, uma vez que a via é de responsabilidade do Estado e não do município:
“As obras na SP-304 são de responsabilidade da Eixo, empresa que recebeu do Estado a concessão da rodovia. A Prefeitura informa que realizou diversas melhorias na região de Santa Terezinha, nas marginais, avenidas e ruas que são utilizadas como rotas alternativas para os motoristas e registram aumento de fluxo de veículos, como operação tapa-buraco, podas de árvores, revitalização de sinalização de solo, placas e implantação de faixa de pedestres. Também mantém agentes monitorando o trecho para possíveis intervenções de via, como veículos quebrados e sinistros de trânsito.”
Se a região já tinha problema de congestionamento sem as obras, é de se imagina a complicação com as obras. Mas as melhorias foram pensadas também para resolver esses problemas. Buscar as rotas alternativas (abaixo) propostas pela concessionária é, no momento, a melhor maneira de reduzir um pouco o estresse no volante. Manter a calma é fundamental, uma vez que se trata de uma obra com prazo para ser concluída e a Eixo afirma em sua nota que são medidas temporárias. As soluções estão a caminho. Pelo menos é o que informam a prefeitura e a Eixo.
Desvios, segundo a Eixo
Durante a execução das obras, serão implementados desvios para garantir a fluidez do trânsito e minimizar impactos na rotina dos motoristas. Esses desvios estarão devidamente sinalizados, com placas indicativas, cones e painéis informativos, para orientar os usuários sobre as mudanças no trajeto.
Haverá também estreitamento de faixa nos locais próximos aos dois pontos que estarão em obras. O trânsito será desviado para apenas uma pista da rodovia, o que tornará o tráfego de mão dupla nesses trechos. O estreitamento ocorrerá do km 168, próximo a Klabin, até o km 170, na altura do acesso à SP 308 - Rodovia Hermínio Petrin. Neste ponto, a pista volta a ser dupla. O estreitamento voltará a vigorar do km 171 ao km 172.
"É fundamental que os condutores redobrem a atenção, respeitem os limites de velocidade nas áreas de obra, que é de 40 km/h, e sigam rigorosamente as orientações da sinalização. A colaboração de todos é essencial para evitar acidentes e garantir que as obras transcorram com segurança e eficiência", afirma José Geraldo de Andrade, superintendente de Obras da Eixo SP.
As alterações no tráfego, segundo José Geraldo, são necessárias para que os trabalhos possam ser executados com a máxima segurança e eficiência. "A construção dos dois viadutos envolve intervenções significativas na estrutura da rodovia, o que naturalmente exige alterações no fluxo de veículos. Os desvios ajudam a manter uma distância segura entre o tráfego e as zonas de obra, reduzindo a probabilidade de acidentes", diz.
Principais mudanças na pista sentido Piracicaba a São Pedro
- Saída do bairro Santa Terezinha para a SP 304 interditada no dispositivo do km 169
- A alternativa será utilizar a SP 308 (Piracicaba-Charqueada) para acessar a SP 304
- Outra opção será usar a rua Adelmo Cavagioni para chegar à avenida Cristóvão Colombo e acessar a SP 304
- Acesso aos bairros Parque Piracicaba/Monte Rey/Vila Sônia interditado no dispositivo do km 171
- A alternativa será utilizar o acesso anterior, na alça do km 170
- Outra opção de acesso aos bairros Parque Piracicaba/Monte Rey/Vila Sônia será a alça do km 172, utilizando a rua Osasco
- Saída do bairro Parque Piracicaba/Monte Rey/Vila Sônia para a SP 304 interditada no dispositivo do km 171
- A alternativa de acesso à rodovia será pela rua Ituverava, na altura do km 173
Principais mudanças na pista sentido Piracicaba a São Pedro
- Acesso aos bairros Parque Piracicaba/Monte Rey/Vila Sônia interditado no dispositivo do km 171
- A alternativa será utilizar o acesso pela SP 308 (Piracicaba-Charqueada)
- Acesso ao bairro Santa Terezinha interditado no dispositivo do km 169
- A alternativa também será o acesso pela SP 308 (Piracicaba-Charqueada)
- Outra opção de acesso ao bairro Santa Terezinha será pelo dispositivo do km 168
- O dispositivo do km 168 também será a opção de retorno à pista sentido São Pedro