Somente UBS Centro mantém vacinação contra gripe e febre amarela à noite
A partir de 1º de agosto, as UBSs Caxambu, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba deixam de ofertar os imunizantes das 17h às 20h, devido à baixa procura da população
A partir do dia 1º de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba vai manter vacinação contra a gripe e a febre amarela no horário noturno, das 17h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. As UBSs Caxambu, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba não ofertarão mais os imunizantes no horário estendido devido à baixa procura da população; os atendimentos agendados seguem normalmente.
Conforme explica o secretário de Saúde Sérgio Pacheco, a medida é necessária para a gestão da equipe. “Como a demanda está sendo baixa utilizaremos esses profissionais que estavam direcionados para a vacinação, em outras demandas, mantendo apenas uma equipe de imunização à noite, na UBS Centro, para atender aos interessados em receber as vacinas. É importante deixar claro que o atendimento médico e de enfermagem segue normalmente no horário noturno nas cinco unidades, o que muda é apenas a abertura da sala de vacinas”.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação para todas as doenças segue disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS. O endereço com todas as unidades de vacinação está disponível no site: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/horario-de-funcionamento-das-salas-de-vacina-nas-unidades-de-saude/
Carina Baron, gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), lembra que caso a demanda para a vacinação volte a crescer, as unidades podem reabrir. “Este tipo de situação é dinâmico. Fazemos o monitoramento diário destes indicadores e, se necessário, podemos convocar novamente as equipes para fazer a aplicação dos imunizantes no horário estendido”, concluiu.