Soro antiescorpiônico, aonde levar a criança em caso de picada do animal
Em Piracicaba, há dois postos para esse tipo específico de atendimento
Com a chegada do período de chuva, os escorpiões costumam ficar mais agitados e transitar com desenvoltura pelas áreas verdes e residência, onde encontram comida fácil. Isso ocorre principalmente em espaços rurais, jardins e regiões próximas de rios e ribeirões. São animais que gostam de sombra, por isso não são identificados com facilidade.
Aquele ralo da sua casa que costuma ficar aberto pode ser a porta de entrada desses animais. Eles não costumam atacar as pessoas, mas caso se sintam ameaçados, procuram se defender com picadas. A vítima pode ser o cão que tentou brincar com o bicho ou uma criança, que avançou em um território perigoso por pura inocência. Eles costumam se esconder embaixo de tábuas, vasos, telhas, entulhos e lixos.
O adulto tem mais resistência ao veneno do escorpião, mas a criança, com uma picada, pode até morrer, como já aconteceu várias vezes em Piracicaba. Normalmente, a morte é porque o acidente com o escorpião não foi levado a sério pelos pais, enfermeiro do pronto-atendimento ou médico de plantão, nem sempre corretamente instruídos sobre a necessidade do uso de soro antiescorpiônico na pessoa picada.
Ou pior, por não saberem orientar sobre quais são as unidades específicas da cidade onde há o soro antiescorpiônico. Porque não é em qualquer pronto-atendimento que se encontra. Por isso essa rápida matéria. Para explicar onde se deve ir caso alguém da sua família seja picado por um escorpião. Especialmente as crianças. A ação dos pais deve ser de urgência e levar a criança para um dos postos abaixo, dependendo da cidade em que ela estiver na região:
E que a equipe da UPA da VILA CRISTINA socorro adequadamente..... não esquecer do óbito da menina ano passado