Cantoria do “Sórta a Onça”
Depoimento conta a história do evento, que nasceu de forma espontânea em 2023 e mantém-se com a alegria dos participantes
Uma cantoria de moda de viola, onde qualquer um que deseja pode trazer viola, violão, cavaquinho, batuque… e pode também cantar, se quiser. Juninho Caipira, músico caipira “raiz”, foi quem iniciou este movimento espontâneo de cultura. Ele conta no depoimento abaixo como nasceu a Cantoria do Sórta a Onça”, e como ela segue firme e forte, espalhando alegria em Piracicaba e até em outras cidades.
por Juninho Caipira “Sórta a Onça”
No dia 21 de julho de 2022 sofri uma queda de moto e quebrei a tíbia da perna esquerda. Esse acidente me obrigou a não colocar os pés no chão por três meses. No final do ano comecei a caminhar com ajuda de muletas. Aos poucos fui me recuperando e caminhando sem ajuda. Resolvendo alongar mais a minha caminhada, cheguei até a avenida Cruzeiro do Sul, onde avistei um grupo de homens sentados à sombra das árvores, à beira do rio Piracicaba.
Me aproximei do grupo e sentei para ouvir a conversa. O pouco tempo que fiquei por lá só ouvi coisas tipo: dor, remédio, receita, internação, cirurgia… Certa hora, pedi a palavra e falei : No meu entender, essa conversa não está nada boa. Vamos mudar o rumo dessa prosa ? Que tal eu voltar na sexta-feira que vem com meu violão e cantar umas modas de viola pra vocês? E assim começou a CANTORIA DO SÓRTA A ONÇA.
Na sexta-feira, dia 13 de janeiro de 2023, voltei ao local com meu violão e cantei para quatro ou cinco senhores que estavam presentes naquela tarde. Durante duas ou três horas foi a minha apresentação. Até que gostaram e pediram algumas músicas.
Na sexta-feira seguinte, lá estava eu com meu violão e quase tudo se repetiu, como na semana anterior. Nas próximas edições eu já estava meio preocupado com a presença do povo. Quase ninguém pra ouvir. Mas eu insisti e acreditei que mudaria aquele quadro. Acertei, pois logo nas próximas edições mais pessoas compareceriam. A coisa foi sendo divulgada boca-a-boca e se expandiu rapidamente. Acharam a ideia incrível, e a prestigiaram.
Logo, eu já não estava mais cantando sozinho. Alguns vinham ao meu lado para fazer a segunda voz ou até mesmo traziam violão para me acompanhar. Então, vieram cantores de outros bairros de Piracicaba e até duplas e artistas-solo de municípios vizinhos como Charqueada, Santa Bárbara do Oeste, Rio das Pedras, Indaiatuba, São Pedro…
Importante relatar que algumas pessoas vieram me confessar que eram depressivas e ao descobrirem a Cantoria do Sórta a Onça, a depressão sumiu e até deixaram de tomar medicamentos. Hoje no grupo, temos alguns exemplos de ex-deprimidos.
O evento fica na barranca do rio Piracicaba, bem próximo do Restaurante Dourados, e é gratuito. Pode participar quem quiser. Basicamente a parte musical é música sertaneja, principalmente a música raiz. Mas também sobra espaço para outros gêneros musicais como a seresta, o samba e o pagode. Quem quiser mostrar a sua arte, pode chegar que será muito bem recebido pelo grupo. Pode cantar, tocar, declamar, dançar. O que a pessoa achar que faz melhor.
Criei um hino para a CANTORIA DO SÓRTA A ONÇA que é executado em todas as edições.Também temos a chamada da turma. Falo algumas palavras elogiando o grupo e depois faço a contagem de um a três e eles gritam: SÓRTA A ONÇA!
QUANDO CHEGA A SEXTA-FEIRA / AUMENTA A MINHA EMOÇÃO / É DIA DE ALEGRIA / E DE MUITA ANIMAÇÃO / PREPARO MEU REPERTÓRIO / E AFINO MEU VIOLÃO / E SIGO PRA CANTORIA / QUE OS AMIGOS PRESTIGIA / VAMOS NÓS, CANTAR MODÃO
TODO MUNDO SE REÚNE / LÁ NA BARRANCA DO RIO / É GENTE DE TODA IDADE / VOVÔ, PAPAI E O TITIO / A CANTORIA ACONTECE / NO CALOR, TAMBÉM NO FRIO / TEM NO CENTRO UMA MESINHA / SOBRE ELA, UMA PINGUINHA / QUEM FOI LÁ SE DIVERTIU (…)
Também criamos as Cantorias Itinerantes. Vez em quando o grupo sai da barranca do rio e vai se apresentar em ranchos, sítios, emissoras de rádio e uma vez na Câmara Municipal de Piracicaba, e também em outros municípios. Já fomos a Rio das Pedras, Bariri e agora chegou a vez de irmos a Cerquilho.
Em janeiro de 2026 o grupo comemorou o seu terceiro ano de fundação com muita música, bolos e animada festa. Chegamos a 160 edições, as adesões só aumentam. Na barranca do rio a média é de 50 pessoas, pra mais.
Você pode visualizar fotos e vídeos da CANTORIA DO SÓRTA A ONÇA através do Facebook, Youtube, Instagram e Tik Tok.
Piracicaba ganhou esse presente. Venha participar desse evento gostoso e bem familiar. Aguardamos você pra sortá a onça com a gente. Nos vemos por lá!
Serviço: Cantoria do Sórta a Onça.
Sextas-feiras, a partir das 16h. Local: nas proximidades do restaurante Dourados, na av. Cruzeiro do Sul, 3066 - Nova Piracicaba (ponto do rio conhecido como Poção do Bongue). Não precisa de inscrição e a participação é gratuita.
Recomendações: Levar banco ou cadeira para sentar. Cooler liberado.
Informações: @sortaonca e @caipirajuninho (Instagram) @juninho.caipira.2024 (Facebook) e @CANTORIADOSORTAAONCA (Canal YouTube)



