Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Temperatura mínima em São Paulo deve bater recorde dos últimos nove anos e impactar diversos setores

Temperatura mínima em São Paulo deve bater recorde dos últimos nove anos e impactar diversos setores

Climatempo aponta que a mínima deve alcançar 4°C nesta quarta-feira, com reflexos nas atividades do setor de energia, comércio, saúde e agronegócio, entre outros

Avatar de Viletim
Viletim
jun 23, 2025
∙ Pago
1

Share this post

Viletim
Viletim
Temperatura mínima em São Paulo deve bater recorde dos últimos nove anos e impactar diversos setores
1
Compartilhar

A cidade de São Paulo deve enfrentar, nesta quarta-feira (25), a manhã mais fria dos últimos nove anos, com previsão de mínima de 4°C, segundo dados da Climatempo – a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina.

Essa será a menor temperatura registrada desde junho de 2016, quando a capital paulista marcou 3,5°C no dia 13 do mesmo mês daquele ano. O recorde de frio será um dos mais significativos da última década, aproximando-se de marcas históricas como os 1,2°C de junho de 1994, a mínima absoluta dos registros oficiais da capital.

A queda nas temperaturas acontece após a passagem de uma forte frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano, que já provocou chuvas e ventos fortes em diversas regiões do estado. Com o afastamento das nuvens e a estabilização atmosférica, a madrugada de quarta-feira (25) terá céu limpo e condições que propiciarão a rápida queda da temperatura. A previsão indica mínima de 4°C na zona norte da capital, mas bairros mais ao sul da capital, como Marsilac e Capela do Socorro, podem registrar temperaturas próximas de 0°C.

Além de São Paulo, outras cidades do interior do Estado, como Campinas, São Carlos, Presidente Prudente, Rancharia, Itapira e Serra Negra, também devem registrar temperaturas próximas ou abaixo de 4°C, com risco elevado de geada nas áreas mais altas.

Impactos setoriais

A queda abrupta da temperatura na capital paulista terá efeitos sobre diversos setores, entre eles:

  • Energia elétrica: a expectativa é de aumento no consumo de eletricidade, principalmente em residências e comércio, devido ao uso de aquecedores e chuveiros elétricos. As concessionárias também já trabalham em estado de alerta devido aos danos provocados à rede de distribuição pelos ventos fortes e à previsão de pico de demanda.

  • Comércio: o frio súbito deve impulsionar as vendas de roupas de frio, cobertores e aquecedores. O setor de alimentos também pode ter alta na procura por produtos típicos de inverno, como sopas, caldos e bebidas quentes.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar