Tirar CNH está mais rápido e barato; confira novas regras
E as formas de fazer online a maior parte do processo
As regras para tirar CNH (carteira de motorista) mudaram, desde a publicação da nova portaria do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), no dia 10 de dezembro de 2025. No estado de São Paulo, o Detran adotou medidas para facilitar o processo, tornando-o mais rápido e barato.
O curso para a habilitação, que era obrigatório na forma presencial em autoescolas, agora pode ser feito online. A aplicação do exame teórico também passa a ser feito pela internet. No novo formato, o exame passou a ter 1 hora de duração e a exigir 20 acertos, não mais 21.
Acesse a página para iniciar o processo: https://detran.sp.gov.br/cnhpaulista/
Ou baixe o aplicativo CNH do Brasil, clicando aqui.
O Detran-SP informa que já foram feitas mais de 14 mil solicitações de curso teórico no estado de São Paulo, realizadas pelo App CNH do Brasil, desde a sua implantação.
Fazer os exames médico e psicoténico também ficou mais barato: valores acima de R$100 por exame, antes praticados, reduziram-se para R$ 90 por exame. Estes continuam sendo realizados somente em clínicas credenciadas. Os valores atuais representam uma queda de 30% e 40%, respectivamente, ao que era praticado.
Instrutores autônomos
Não há mais obrigatoriedade nem exclusividade das autoescolas ministrarem aulas práticas para os candidatos aos exames para tirar CNH. O Detran-SP disponibiliza o cadastramento de instrutores autônomos, que queiram fornecer o serviço, conforme previsto pelas novas regras.
Para cadastrar-se como instrutor autônomo, basta acessar o Sistema Eletrônico de Informações do Estado de São Paulo, neste link (SEI).
CNH Paulista
O Detran-SP orienta, na página da internet “CNH Paulista”, https://detran.sp.gov.br/cnhpaulista/ com um passo a passo para quem quer iniciar o processo para tirar a CNH. Nela há informações de cada procedimento, a ordem que devem ser cumpridos e os links para acessá-los.
Também há novas regras para a renovação da CNH, válidas desde o final do ano passado, conforme publicação da portaria do Contran, disponíveis nesta página, A renovação automática para bons condutores, os que não possuem pontos em carteira, ainda está em implantação.



