Viletim

Viletim

Tudo muda para permanecer como o Kassab gosta

Os tucanos batem cabeça diante da imperiosa dúvida de mudança partidária: devo ou não salvar minha pele?

Avatar de Viletim
Viletim
fev 06, 2025
∙ Pago

Está no plano de Gilberto Kassab (PSD) fundir seu partido com o PSDB, de Barjas Negri. Quando a notícia envolve o secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), é porque a decisão não tem mais volta, observam todos os analistas políticos sobre o assunto. A não ser que haja algo melhor a se fazer que fortaleça ainda mais... Kassab.

O presidente nacional do PSD é tido como o gênio da política brasileira. Um gênio à brasileira, que fique claro, considerando-se as infinitas interpretações que essa qualidade possa oferecer aos analistas políticos. Mas vamos dar um passo a mais nessa análise.

Leia a seguir como o site “O Globo” deu uma das notícias sobre a fusão. “Em meio às pressões do deputado federal Aécio Neves (MG), o PSDB se reúne nesta quarta-feira [5 de fevereiro] com o MDB para avaliar a proposta de fusão. O encontro, que ocorre na sede do MDB, ocorre a contragosto do presidente nacional tucano, Marconi Perillo, que defende uma aliança com o PSD, de Gilberto Kassab.”

Os caciques do tucanato, portanto, estão divididos, sendo que uma ala quer que a fusão seja com o MDB e outra, com o PSD. A questão não é de linha política ou entendimento sobre o Brasil, mas sim, interesses pessoais. Ou seja, Aécio Neves teria mais facilidades para tocar seu projeto político no MDB e Marconi Perillo, no PSD.

E em Piracicaba? Esses sinais de fusão entre o PSD e o PMDB já estão presentes com a escolha de Rerlison Rezende para a presidência da Câmara. Ele é do PSDB, mas compõe a base do prefeito do PSD. Não é necessário nenhum esforço para entender o fato.

Por isso e mais aquilo também que, encerrada a eleição municipal, os vereadores do velho PSDB de Piracicaba não levantaram nenhuma bandeira contra Helinho Zanatta. Eles sentiram “o pega”. No fundo, por decisão de Kassab e Perillo, eles são da base do governo local.

Se Barjas levantar bandeira ao lado de Aécio, o que não é impossível, pelo histórico de ambos, seu caminho mais provável seria sair do PSDB e migrar para o MDB. Em conversas de bastidores, tem-se afirmado esta como sendo uma das possibilidades e a mais provável.

Mas não é impossível que o ex-prefeito de Piracicaba fique no PSD+PSDB. Caso ele concorra a deputado estadual na próxima eleição, teria que ter a bênção de Helinho Zanatta. Não vale rir. Essa é a natureza da política local, estadual e nacional. Todos os políticos são iguais perante... Kassab.

Por outro lado, se Barjas Negri ficar no PSD+PSDB, seus interesses colidirão frontalmente com os do deputado estadual Alex de Madureira (PL), que conta com apoio absoluto de Tarcísio de Freitas para continuar na Alesp. O mesmo Tarcísio de Freitas que tem como secretário de governo... Gilberto Kassab.

Não se deve esquecer que o PSD é da base do governo Lula, com direito a ministério e tudo. A preciosa frase de Tomasi di Lampedusa, “O Leopardo”, ganha ainda mais força nesta leitura do momento, na versão que apresento: é preciso mudar para que tudo continue do mesmo jeito de sempre. Parece uma frase de algum gênio da política brasileira.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Viletim.

Ou adquirir uma assinatura paga.
© 2026 Viletim · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura