UPAs dobram atendimentos em quatro anos, segundo o prefeito Luciano Almeida
O dado indica que a urgência e emergência vem sendo usada em Piracicaba como porta de entrada no SUS local
O balanço da atual gestão, apresentado na quarta-feira (4) pelo prefeito Luciano Almeida, com a presença de todo o seu secretariado, teve momentos que merecem destaque. Um deles parece ser emblemático, pois o assunto era saúde pública e o desempenho das unidades de pronto-atendimento.
Luciano Almeida tratou como positivo o fato de ter dobrado o número de atendimentos nas UPAs durante seu governo. Segundo ele, em 2020 foram atendidas 311.739 pessoas nessas unidades, enquanto em 10 meses de 2024 já passaram pelos médicos das mesmas 608.321 pessoas.
Sobre os atendimentos médicos da Atenção Básica ele nada disse. Essas informações eram para estar no site da prefeitura, mas há apenas dados de 2024 e até o segundo quadrimestre deste ano, o que impede o interessado de fazer comparativos. Luciano é um homem que gosta de estatísticas, mas não disponibiliza para a população dados da saúde que possibilitem análises estatísticas.
Mas a questão nem é esta. Duplicar o número de atendimento na urgência e emergência é terrível para a cidade e não um dado positivo. Parece até que as pessoas estão ficando mais doentes e que a porta de entrada para o usuário que busca atendimento médico pelo SUS está nas UPAs, o que é uma inversão completa de valores, uma vez que o próprio SUS preconiza que a porta de entrada seja pela Atenção Básica, pelos postinhos de bairros.
Evidente que os investimentos nas UPAs durante os últimos quatro anos permitem que elas atendam mais pessoas. Isso seria um mérito. No entanto, para se fazer qualquer análise coerente, é preciso comparar esses números com o desempenho da Atenção básica, nos mesmos dois anos citados, para ver se lá também cresceu em alguma proporção lógica e equilibrada o número de atendimentos. O Viletim pediu para a prefeitura essas informações e deve obtê-las na segunda-feira, conforme promessa. Evidente que será motivo de uma nova matéria.
Ah, a outra preciosidade do prefeito durante o evento foi sua fala sobre a Estação de Tratamento Luiz de Queiroz e o lodo gerado para tratar a água do Rio Piracicaba. Mas é também um assunto complexo que merece ser tratado em uma matéria à parte.