USP classificada entre as 100 melhores universidades do mundo em 4 áreas do conhecimento
O THE Ranking by Subject classifica as universidades em 11 áreas do conhecimento
Dentre as universidades do Brasil, a USP é a mais bem classificada em todas as 11 áreas do conhecimento, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), no relatório THE World University Rankings by Subject 2026, divulgado na última terça-feira (20).
Em quatro áreas a USP ficou entre as 100 melhores universidades do mundo: Direito (52ª posição), Educação (61ª posição), Medicina e Saúde (81ª posição) e Artes e Humanidades (96ª posição).
No mesmo ranking, a Unicamp ficou em 2o lugar, a Pontificia Universidade Católica do Chile (UC) em 3o, a UFRJ em 4o, a Unesp em 5o, PUC-RJ em 6o, UFRGS em 8o e UFMG em 10o lugar.
As universidades norte-americanas ocupam a 1ª posição em oito áreas, só perdendo a liderança nas áreas de Ciências da Computação e de Medicina e Saúde, lideradas pela Universidade de Oxford; na área de Psicologia, liderada pela Universidade de Cambridge. Nas áreas de Artes e Humanidades, Negócios e Economia, e Ciências Sociais, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) é a instituições com maior quantidade de primeiros lugares.
O ranking emprega os mesmos 18 indicadores, utilizados na classificação mundial, adaptados para cada área de conhecimento. Os indicadores são agrupados em cinco grandes pilares: ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes).
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP.
QS World University Rankings
Em outro ranking, a USP alcançou o segundo lugar no QS World University Rankings 2026, referente à região da América Latina e Caribe. A consultoria responsável pertence ao grupo empresararial da editora Elsevier, da prestigiada revista Nature). O primeiro lugar coube à Pontificia Universidade Católica do Chile (UC).
Neste ranking, a Unicamp ficou em 3o lugar, UFRJ em 4o, Unesp em 5o, PUC-RJ em 11o e UFMG em 12o.



