USP busca voluntárias para estudo sobre envelhecimento saudável feminino
Podem participar da pesquisa na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto com idade entre 60 e 75 anos
Pesquisadoras da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recruta voluntárias para participar do projeto Efeitos de um programa estruturado de educação alimentar e nutricional associado ou não à prática supervisionada de exercício físico sobre indicadores de saúde, funcionalidade e envelhecimento em mulheres idosas.
O trabalho é parte do doutorado da pesquisadora Sofia Germano Travieso, orientada pela professora Ellen Cristini de Freitas, e tem como objetivo investigar os impactos de intervenções em alimentação e atividade física na promoção do envelhecimento saudável em mulheres. Podem participar mulheres com idade entre 60 a 75 anos. As interessadas podem obter mais informações e se inscrever pelo formulário neste link ou pelo WhatsApp (16) 99250-6741.
O estudo será realizado entre março e outubro nas dependências da EEFERP, com acompanhamento de equipe multiprofissional. Durante o estudo, haverá encontros semanais de aconselhamento nutricional, avaliações de saúde que incluem testes físicos, exames laboratoriais, análise de composição corporal e urina, além de um programa de exercício físico supervisionado, com duração de 18 semanas, destinado a parte das voluntárias, e acompanhamento integral ao longo de todo o período.




