Vereadores da oposição articulam adiamento de projeto e servidores ficam sem pagamento
A Prefeitura não terá como efetuar o pagamento por falta de dotação orçamentária, embora disponha de recursos financeiros
Foto: Guilherme Leite
Após embate dos vereadores de oposição ao governo Helinho Zanatta (PSD), na sessão camarária de ontem (26), ficou decidido o adiamento para segunda-feira (30) da votação, em segunda discussão, do projeto de lei 136/25, que trata do remanejamento de recursos de outras pastas, como Saúde e Educação, para pagamento da folha dos servidores públicos municipais de Piracicaba.
O PL autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no valor total de R$ 64.055.000,00, mediante anulação parcial de dotações orçamentárias da Prefeitura Municipal de Piracicaba, destinadas à cobertura de despesas com a folha de pagamento das secretarias e órgãos municipais.
Os vereadores Cássio Fala Pira (PL), Laércio Trevisan Júnior (PL), André Bandeira (PSDB), Silvia Morales (PV), Marco Bicheiro (PSDB) e Raí Almeida (PT) articularam o movimento para evitar que o projeto fosse aprovado. Os demais vereadores acabaram acatando o adiamento. Trata-se do mesmo PL ao qual os oposicionistas votaram contra na primeira votação, ocorrida nesta segunda-feira (23).
O pedido de adiamento da votação que seria realizada nesta quinta-feira, foi feito pelo vereador Cássio Fala Pira.
Segundo o governo municipal, o adiamento da decisão parlamentar vai impactar no pagamento dos servidores, previsto para a próxima segunda-feira, dia 30, que “não poderá ser realizado”, afirma nota oficial.
“Agora, o pagamento depende da realização de uma sessão extraordinária para a aprovação do projeto, sem o qual não há dotação orçamentária, embora haja disponibilidade financeira”, enfatiza o governo.
Ainda não há data definida para o pagamento dos servidores, que tradicionalmente ocorre no último dia de cada mês, pois depende da decisão dos vereadores e da aprovação do PL 136/25.
Leia nota oficial:
Em respeito aos servidores públicos municipais e à população, informamos que, infelizmente, o pagamento dos servidores públicos municipais não poderá ser realizado na próxima segunda-feira, dia 30, em virtude da não aprovação e do adiamento do projeto de lei que trata de remanejamentos orçamentários destinados unica e exclusivamente à folha de pagamento.
Sem a aprovação do Projeto de Lei nº 136/2025, que “autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no valor total de R$ 64.055.000,00, mediante anulação parcial de dotações orçamentárias da Prefeitura Municipal de Piracicaba, destinadas à cobertura de despesas com a folha de pagamento das secretarias e órgãos municipais”, não há dotação orçamentária para efetuar o pagamento, embora haja disponibilidade financeira.
Esperamos que, em breve, o projeto seja analisado e aprovado, permitindo que o pagamento seja realizado com a maior brevidade possível.