Vestibular 2026 tem abstenção de 6,4%, a menor em 15 anos
Prova teve questões sobre o filme Ainda Estou Aqui e o meme da personagem Nazaré Tedesco; lista de aprovados será divulgada dia 24 de novembro
Entre os temas da prova estiveram o tarifaço de Donald Trump; os conflitos no Oriente Médio; as mudanças climáticas; o filme Ainda Estou Aqui e o famoso meme da personagem Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 foi realizada neste domingo (26), em 63 escolas de 37 cidades. Dos 61.698 candidatos inscritos, que concorrem a 2.530 vagas, em 69 cursos de graduação, 57.716 compareceram. O índice de abstenção foi de 6,4%, o menor dos últimos 15 anos – em 2025, o índice foi de 7,1%.
De acordo com o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, a mudança de horário da prova para o início da manhã, desde a edição anterior, contribuiu para a maior adesão.”É um dado muito relevante, que se mostrou exitoso, fazer a prova de manhã, quando está menos calor nesta época do ano.”
Em Campinas, a abstenção foi de 7,7% e em São Paulo de 5,6%. As cidades com menor percentual de ausentes foram Valinhos, com 3,5%, e São João da Boa Vista, com 3,6% de ausentes. Os índices por cidade estão disponíveis na página da Comvest na internet.
A prova já está disponível para consulta e o gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (29). A lista de aprovados sai dia 24 de novembro.
Questões contemporâneas
A prova contou com 72 questões de múltipla escolha: 12 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 12 de matemática, sete de história, sete de geografia, três de filosofia, três de sociologia, sete de física, sete de química, sete de biologia e sete de inglês. Cada questão, que vale um ponto, teve quatro alternativas de resposta. O tempo mínimo de permanência em sala foi de duas horas e o máximo de cinco horas.
Sobre a prova, o coordenador destacou a característica da atualidade das questões abordadas. “Não trabalhamos com banco de questões, elas são feitas ano a ano pelos professores da Universidade e trazem esse frescor de trabalhar temas do cotidiano, das grandes questões do mundo contemporâneo, com assuntos bem próximos do que os estudantes estão vivendo, além de ser colorida e muito bem diagramada”, ressaltou.
Entre os temas da prova estiveram o tarifaço de Donald Trump; os conflitos no Oriente Médio; as mudanças climáticas; o filme Ainda Estou Aqui e o famoso meme da personagem Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino. A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, destacou que a questão com a Nazaré se tornou rapidamente viral. “Estamos monitorando a repercussão”, comentou.
A pró-reitora de Graduação, Mônica Cotta, que acompanhou pela manhã a entrada dos estudantes no Ciclo Básico, no campus de Campinas, adiantou que os ingressantes de 2026 terão novidades. “Vamos mandar um kit com materiais sobre a Universidade aos novos alunos logo após a aprovação. Aproveito para destacar o importante papel da Comvest e de toda a equipe que organiza o vestibular, o acompanhamento que fazem de todos os ingressantes, o que nos dá ferramentas para dar apoio a todos os alunos”, afirmou.
Expectativas
Carlos Daniel Ferreira, de 17 anos, chegou cedo, acompanhado da mãe Ana Paula e da cachorrinha Nika. Morador de Hortolândia, o estudante está concorrendo a uma vaga para o curso de Engenharia Química. “É a área que mais me interessa, tive um professor do primeiro ao terceiro ano que me inspirou e incentivou”, contou. Para Ana Paula, o filho poderá realizar seu sonho. “Sempre quis estudar na Unicamp e não consegui. Agora, meu filho poderá realizar o que sonhei e acredito que terá grandes oportunidades, ele é muito estudioso.”
Também acompanhada da família e da cachorra Hannah, Cecília de Oliveira, de 17 anos, de Campinas, quer seguir carreira na Engenharia de Computação, a profissão de seus pais, Raquel Silva e Eduardo de Oliveira. “Já faço colégio técnico na área, no Cotil [Colégio Técnico de Limeira – Unicamp] e gosto de desenvolvimento de sistemas. Para o vestibular, estudei sozinha e fiz algumas provas anteriores da Unicamp para me preparar. Estou confiante.”
Já Beatriz Sousa, de 23 anos, de São Bernardo do Campo, na região do ABCD, é aluna de Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, mas quer mudar para o mesmo curso na Unicamp. “Tranquei a matrícula neste semestre para estudar para o vestibular. Na Unicamp, há opção do curso noturno, que seria melhor para eu poder trabalhar. Na PUC, sou aluna do Prouni [Programa Universidade Para Todos], mas o curso é diurno. Além do que, quando visitei o IEL [Instituto de Estudos da Linguagem], vi que há muita pesquisa na área de linguística, que é o que mais me interessa”, explicou.
Também já formado em Mecatrônica, Pedro Lucas Souza Antônio, de 23 anos, morador de Hortolândia, está em busca de uma nova formação, agora em História. “Sempre gostei da Unicamp, meu chefe estudou aqui e quis vir tentar o vestibular”. A mãe, a pedagoga Christilene de Souza e Silva, resolveu acompanhar o filho. “Eu estou mais nervosa do que ele.”
No Estado de São Paulo, o vestibular foi realizado em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora de São Paulo, as provas foram aplicadas em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Do total de inscritos nesta edição, 60,5% têm entre 17 e 18 anos e as mulheres são maioria, com 55,7%. A região de Campinas representa 20,5% das inscrições e as demais regiões do Estado somam 33%. Alunos da Grande São Paulo são 31% e oriundos de outros estados brasileiros representam 15,5%.
O percentual de estudantes de escolas públicas inscritos é de 30,2%, mantendo o índice médio de 30% dos últimos anos. O percentual de estudantes autodeclarados pretos e pardos registrado foi de 20,6% (21% na edição anterior). Do total de inscritos, 13,5% são estudantes com isenção da taxa de inscrição.
Treineiros
O Vestibular da Unicamp contou ainda com os treineiros, modalidade específica para estudantes que não vão concluir o ensino médio até o final de 2025. Nesta edição, o grupo representou 9,3% do total de candidatos, com 5.755 estudantes, pouco acima dos 5.710 registrados no ano passado. Do total de treineiros, 2.494 candidatos se inscreveram para a área de Ciências Biológicas, 2.168 para a área de Ciências Exatas e 1.093 para a área de Ciências Humanas.
Leonardo Kaleff, de 16 anos, de Campinas, compareceu com sua turma de amigos da escola para prestar o vestibular como treineiro. “Sou da Ciências Biológicas, pretendo estudar Medicina. Para nos prepararmos, fizemos várias provas dos vestibulares anteriores. Gostei das questões, que trazem um olhar acima da visão convencional”, destacou.
Concorrência
Medicina continuou no topo da lista das dez carreiras mais procuradas no Vestibular 2026, com 242 candidatos por vagas, seguida de Arquitetura e Urbanismo (67 candidatos por vaga), Ciência da Computação (65 candidatos por vaga), Ciências Biológicas – Integral (41,7 candidatos por vaga), Farmácia (41,1 candidatos por vaga), Engenharia de Computação (38,9 candidatos por vaga), Ciências Econômicas – Integral (36,4 candidatos por vaga), Comunicação Social-Midialogia (34,5 candidatos por vaga), Ciências Econômicas Integral (31,7 candidatos por vaga) e Fonoaudiologia (28,8 candidatos por vaga).
Vale destacar que, antes da primeira fase, houve a prova de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 15 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 3 e 5 de dezembro.
Segunda fase
A segunda fase será nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com mudanças, já que Comvest optou por reduzir duas questões no segundo dia da etapa, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. Desta maneira, o segundo dia de provas terá 18 questões e não mais 20 questões como nas edições anteriores. O objetivo, de acordo com a direção da Comissão, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões.
Todos os candidatos respondem, também no segundo dia da segunda fase, a duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e a questões de Matemática (quatro no caso dos candidatos de Humanas e Biológicas e seis no caso dos candidatos de Exatas).
Outra novidade é que, pela primeira vez no Vestibular Unicamp, o curso de Arquitetura e Urbanismo optou por não exigir as provas de habilidades específicas, realizadas após a aplicação da segunda fase do vestibular. Desta maneira, esses candidatos farão somente as provas de primeira e segunda fase.

Sistemas de ingresso
Em 2025, a Unicamp oferece 3.368 vagas regulares nos cursos de graduação, distribuídas entre diferentes formas de ingresso:
Vestibular Unicamp – 2.530 vagas
Provão Paulista – 327 vagas
Enem-Unicamp – 331 vagas
Vestibular indígena – 59 vagas + 71 vagas adicionais
Olimpíadas de Conhecimento – 121 vagas + 12 vagas adicionais
* As vagas não preenchidas em outros processos de ingresso serão transferidas para o Vestibular Unicamp 2026. As vagas não preenchidas no vestibular poderão ser disponibilizadas nos editais Enem-Unicamp e no Provão Paulista — nesta ordem
Calendário Vestibular Unicamp 2026
26 de outubro – Aplicação das provas da 1ª fase
10 de novembro – Divulgação dos aprovados na prova de Habilidades Específicas para os cursos de Música
24 de novembro – Divulgação dos convocados para a 2ª fase e locais de prova
30 de novembro e 1º de dezembro – Aplicação das provas da 2ª fase
3, 4 e 5 de dezembro – Provas de Habilidades Específicas (exceto Música).
23 de janeiro – Divulgação da lista de convocados da 1ª chamada
26 de janeiro – Entrevista virtual com Comissão de Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais da 1ª chamada
27 de janeiro (manhã) – Banca Recursal da Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais da 1ª chamada
26 e 27 de janeiro – Matrícula virtual da 1ª chamada
2 de fevereiro – Divulgação da lista de convocados para 2ª chamada
3 de fevereiro – Entrevista virtual com Comissão de Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais da 2ª chamada
4 de fevereiro (manhã) – Banca recursal da Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais da 2ª chamada
3 e 4 de fevereiro – Matrícula virtual da 2ª chamada, das 9h do dia 3 às 17h do dia 4
9 de fevereiro – Divulgação da lista de convocados em 3ª chamada
10 de fevereiro – Entrevista e banca recursal com Comissão de Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais da 3ª chamada
10 de fevereiro – Matrícula virtual da 3ª chamada
10 e 11 de fevereiro – Declaração de interesse por vagas, das 9h do dia 10/02 às 17h (horário de Brasília) do dia 11/2, na página da Comvest.
23 de fevereiro – Divulgação da lista de convocados da 4ª chamada
23 de fevereiro – Início das aulas
Mais informações no Manual de Ingresso.
Foto de capa:









