Viva o Rio Piracicaba!
Essa é a tarefa difícil de um belo rio atacado por todos os lados, diariamente
DA SÉRIE RETROSPECTIVA 2024
Tudo indica que o píer da Rua do Porto foi interditado na quinta-feira (27) por problemas estruturais. Parece que a plataforma de embarque não acompanhou a elevação do nível da água do rio e ficou inclinada, alavancada pela estrutura da passarela, que subiu normalmente conforme o rio enchia. Com isso, a plataforma de embarque ficou inviabilizada, sob risco de deslizamento e queda dos usuários. Com o rio cheio, o perigo de acidente grave tornou-se elevado.
Observe na foto que a última parte da estrutura (na frente) está com a ponta inclinada para baixo. O barqueiro Gordo deve estar feliz. Ele que tanto batalhou para que o píer fosse renovado, agora vê um desastre desses, em plena cheia, que demonstra, no mínimo, falta de fiscalização técnica de uma obra antes de entregá-la à população. Falha da prefeitura, evidentemente.
O píer foi inaugurado no dia 14 de dezembro deste ano. Isso significa que na primeira cheia do rio ele já se demonstrou com problema. É preciso que a prefeitura acione a empresa que fabricou a peça urgentemente para os reparos, uma vez que foram investidos cerca de R$ 600 mil para ter de volta uma estrutura adequada para se fazer passeios de barco. Esta, pelo que se percebe, não está ainda adequada.
Outro problema
A avenida Beira Rio estava agitada na tarde de ontem, devido ao turismo ribeirinho. Todo mundo gosta de ver o rio em seu limite nesta época de chuva intensa. Isso tudo é muito bonito e interessante, não fosse o excesso de lixo jogado pelas calçadas. Uma falta de educação sem fim, enfeando’ a paisagem apreciada.
Outro detalhe na paisagem. Um caminhão. Ele estava na esquina do Largo dos Pescadores a serviço da empresa Mirante, responsável pelo serviço de esgoto da cidade. Havia uma tampa de bueiro aberta em sua frente e um mecanismo motorizado com mangueiras grossas, de no mínimo quatro polegadas, que tentava retirar o esgoto extravasante da galeria subterrânea para jogá-lo nas águas do rio. Isso mesmo. Perguntado sobre o serviço, o técnico da empresa explicou que eles tentavam desobstruir a galeria, que estava entupida.
Esta é a realidade da Rua do Porto. Um rio exuberante atacado de todos os lados, seja pelo lixo do turismo insensível, seja pela plataforma cara que não presta e não decora, seja pelo entupimento do sistema de esgoto e a maneira fácil de resolver o problema, descartando poluentes no rio. Viva o Rio Piracicaba!