Workshop CrediturSP movimenta operações e oportunidades de turismo em Piracicaba
Evento reuniu autoridades estaduais e municipais e destacou R$ 3 bilhões em investimentos e 1.700 operações já realizadas pelo programa
Prefeito da cidade, Helinho Zanatta falou da importância do workshop para ampliar possibilidades de negócios no setor
Na tarde de ontem (2), Piracicaba sediou pela primeira vez o workshop CrediturSP – Crédito e Investimentos para o Turismo, destinado a empreendedores, gestores públicos e privados interessados em conhecer linhas de crédito e oportunidades para o fortalecimento do turismo regional.
O encontro contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, que mostraram os resultados do programa, que já contabiliza cerca de R$ 3 bilhões em investimentos e 1.700 operações no interior do Estado de São Paulo, segundo o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
A programação aconteceu no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e reuniu aproximadamente 130 participantes. O prefeito Helinho Zanatta e o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, também participaram do evento.
O CrediturSP é um programa estadual que visa facilitar o acesso a recursos financeiros para projetos de desenvolvimento do turismo, voltados a infraestrutura, qualificação de serviços e sustentabilidade. A iniciativa busca impulsionar a competitividade do setor e atrair investimentos, oferecendo atendimentos personalizados durante o workshop, com orientações sobre crédito e financiamento voltadas ao fortalecimento do turismo local.
“Estamos reestruturando a Secretaria de Turismo de Piracicaba, que antes não tinha nem orçamento próprio, porque sabemos do potencial do município. E muitos que dizem que não possuem dinheiro para investir na área podem, por meio deste workshop, conhecer possibilidades, porque Piracicaba está integrada a uma região turística que tem condições de manter e ampliar este setor”, falou o chefe do Executivo, Helinho Zanatta.
Segundo o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, o Turismo consiste nas experiências que produzem memórias afetivas e o desejo de voltar a um local. “O Turismo é o encantamento que conseguimos produzir e as histórias que conseguimos contar. É, também, infraestrutura, saúde, energia, alegria. E estamos aqui hoje para apresentar este que é o maior programa de crédito para o Turismo no país, para tornar esta cidade e região ainda mais potentes e com economia pujante”, disse.
Conforme a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, o workshop é a união de possibilidades com oportunidades. “Com as linhas de crédito para o setor, estamos discutindo o desenvolvimento da cidade, abrindo caminhos para viabilizar projetos, gerar empregos e impulsionar negócios”, afirmou.
De acordo com o deputado estadual Alex Madureira, além de fortalecer a economia, o Turismo valoriza a cultura e o patrimônio da cidade. “O Turismo tem a força de projetar o nome do município, fortalecer a infraestrutura da cidade e gerar qualidade de vida à população”, declarou.
Presidente da Acipi, Mauricio Benato, também destacou a realização do workshop como positiva para fomentar o Turismo. “Ficamos muito honrados com a realização do workshop aqui e a Acipi está disposta em colaborar para que sigamos no propósito de que cada turista seja marcado pela nossa cidade com uma experiência inesquecível”, disse.
Estiveram presentes no workshop também os vereadores Rafael Boer, Thiago Ribeiro e Gustavo Pompeu, além de Johnny Goia, gerente do Senac Piracicaba, e Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae.
TRADE - Segundo dados oficiais, mais de 85% das empresas atendidas pelo CrediturSP são micro e pequenas, evidenciando o foco do programa em apoiar empreendedores locais. Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 20 instituições financeiras parceiras, entre bancos públicos, privados e fintechs. Os MITs (Municípios de Interesse Turístico) também desempenham papel fundamental, já que parte dos recursos é destinada ao fortalecimento de seus atrativos e à melhoria da infraestrutura receptiva.
Para Taís Franco, proprietária do restaurante Porto do Sol, situado na Rua do Porto, um dos principais pontos turísticos do município, o workshop CrediturSP é importante para os empresários e consequentemente para a cidade. “É um meio de acessibilidade a créditos, abrindo portas para quem está no setor, trazendo visibilidade para os empreendimentos e para o município, ou seja, melhorias para a cidade como um todo”, falou.
Quem também aprovou a iniciativa foi a guia de turismo Valnete Moraes. “Esse workshop pode agregar muito ao setor, dando apoio aos profissionais para que ideias saiam do papel e tornem-se realidades”, comentou.
O Workshop CrediturSP em Piracicaba foi uma realização conjunta da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e da Acipi. O evento contou ainda com o apoio do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Governo Federal), da Amitesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba), do Sebrae, do Senac, da Serra do Itaqueri e da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).