XiloFeira realiza edição especial no Espaço Cultural Bloco da Ema
Evento acontece amanhã (30) e domingo (31), das 17h às 21 horas, com artes gráficas, música, teatro e gastronomia popular
A XiloFeira – Edição Especial de Agosto acontece neste final de semana, sábado (30) e domingo (31), das 17h às 21 horas, no Espaço Cultural Bloco da Ema (rua Moraes Barros, 176 – Centro). A feira integra o Mês da Cultura Popular Viva e reúne exposição e venda de xilogravuras e outras linguagens gráficas, além de varal de cordéis, poesia, contação de histórias e apresentações musicais.
O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de artistas locais e regionais, com destaque para Mira Mar, que apresenta poesia e joias biodiversas, e para Jedias Hertz, que traz contos de terror caipira. Também estarão disponíveis obras autorais em xilogravura, monotipia e gravura em metal, além de praça de alimentação com gastronomia típica.
No sábado (30), a programação cultural abre com Valdir Menezes (violeiro), às 17 horas, seguido por Forró de Rabeca com Daniel Carvalho e participação de Tony Azevedo e Igor Mathias na percussão, às 17h40, e show de Patrícia Ribeiro e Banda, às 19 horas. No domingo (31), às 17 horas, será apresentado o teatro de mamulengo Querenutem, com Daniel Carvalho, e às 18 horas, o músico Jedias Hertz encerra a edição com repertório de MPB, rock psicodélico e folk.
No domingo (31), às 17 horas, será apresentado o teatro de mamulengo Querenutem, com Daniel Carvalho
Segundo Tony Azevedo, idealizador da XiloFeira e mestre xilogravurista, a feira já faz parte da vida cultural da cidade. “A XiloFeira nasceu do desejo de criar um espaço vivo de encontro entre artistas, artesãos, escritores e músicos, fortalecendo a gravura e a cultura popular como formas de expressão, aprendizado e transformação. Hoje ela já se consolidou em Piracicaba, reunindo participantes de diferentes regiões do Brasil e oferecendo ao público a oportunidade de conhecer de perto processos criativos e linguagens gráficas diversas”, destaca.
Para ele, mais do que um espaço de exposição, a feira é uma experiência de vivência e pertencimento. “Mais do que uma feira de artes gráficas, a XiloFeira é um espaço de resistência e celebração da cultura popular. Nesta edição, teremos novamente a oportunidade de abrir as portas do meu ateliê e do Espaço Cultural Bloco da Ema para que o público vivencie a arte de perto”, completa.
A realização é do Bloco da Ema e Ema Produções Artísticas, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
SERVIÇO – XiloFeira: Edição Especial de Agosto. No Espaço Cultural Bloco da Ema (rua Moraes Barros, 176 – Centro). Sábado, 30/08, e domingo, 31/08, das 17h às 21h.
Informações pelo telefone (19) 99125-5412.