Barjas confirma artigo do Viletim
Será mesmo candidato a deputado federal pelo PSD, com a bênção de Kassab
O ex-prefeito Barjas Negri confirmou no canal Capler Entrevista, pelo YouTube, que será mesmo candidato a deputado federal pelo PSD, como havia informado o site Viletim (Leia aqui!). Esta proposta, inclusive, foi negociada com o presidente do partido, Gilberto Kassab, segundo Barjas.
Ele confirmou também que não descarta a possibilidade de voltar à prefeitura de Piracicaba, caso haja um momento político adequado para tal. Capler perguntou como disputar terreno com o atual prefeito, Helinho Zanatta, já que ambos estão sob o guarda-chuva da mesma legenda. Barjas foi esperto. “Entrei no partido por São Paulo e ainda não pertenço ao diretório municipal do PSD”.
Mas ele não se diz oposição declarada ao prefeito. Apenas observa falhas de gestão e aponta problemas na cidade, claro. “Se o prefeito for bem, Piracicaba vai bem”. Fica no ar a suspeita de que há no jogo um oportunismo imenso, que deve se revelar mais dia, menos dia, conforme o cenário político esquentar para 2026. A antena está ligada.
Qual o argumento para sua candidatura ao Congresso Nacional? Isso também foi tratado com acerto pelo Viletim. Piracicaba está sem representante em Brasília. Já chegou a ter três deputados federais. É espaço de sobra para um político como Barjas Negri, que tem experiência nacional, uma vez que já foi ministro da Saúde e é conhecidíssimo na região de Piracicaba.
No entanto, um ponto forte da matéria do Viletim foi a insistente cobrança de Barjas Negri na disputa contra Helinho Zanatta, durante a campanha para prefeito de 2024, para que ele continuasse na Alesp e não interrompesse seu mandato para ser prefeito. O mesmo deve valer para o ex-tucano, caso eleito em 2026. Ou mudará de ideia? Política, como diz o velho e cansado Capiau, é nuvem. Mas será que não há nenhuma tese segura nesse clima árido de ideias?
Se Barjas seguir o mesmo caminho dos próceres de seu partido, como Serra e Dória, vai se eleger deputado federal e larga no meio do caminho para concorrer à prefeitura de Piracicaba.