Pesquisa Quest confirma prognóstico do Viletim sobre eleição presidencial
Há um desejo enorme de mudança em todo o país que aponta para um candidato que não seja nem Lula, nem Bolsonaro
Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada hoje (5), mostra um cenário da disputa eleitoral para presidente visível a olho nu e que até o site viletim.com.br (leia aqui) já antecipou com bases na intuição. Há um desejo enorme de mudança em todo o país que aponta para um candidato que não seja nem Lula, nem Bolsonaro.
Dentre os favoritos nessa disputa – pelo lado conservador – despontam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o do Paraná, Ratinho Jr. Continua, sim, estável e forte o nome de Michele Bolsonaro. No entanto, ela se mantém como sempre esteve nos indicadores levantados nas últimas pesquisas. Todos eles empatariam com Lula em um eventual segundo turno, se a eleição fosse hoje
Por outro lado, os governadores em questão têm crescido gradualmente, conforme se percebe que Jair Bolsonaro estaria de fato fora do páreo devido a uma decisão da Justiça. Falta ainda um posicionamento do próprio Bolsonaro em relação ao seu preferido para que um dos nomes ganhe a proeminência necessária.
Lula da Silva
O mais importante da pesquisa é a perda de gás do presidente da República, que tem perdido apoio sem freio, inclusive dos eleitores da esquerda, que o consideram em fim de carreira, com a necessidade de apresentar um substituto. Em síntese, está aberta a porta para a ascensão da terceira via, que teria a missão histórica de quebrar, enfim, a polarização entre os extremos Lula/Bolsonaro, e recolocar o país em um curso natural de alternância de poder.